Buscar
  • Pedro Henriz

Marketing de inovação: o que é e como funciona?

Atualizado: Set 25





Saiba mais sobre o marketing de inovação e veja como ele pode ser o diferencial para que seu negócio cresça e se mantenha no mercado.


O marketing de inovação é uma das variáveis mais importantes que atuam diretamente no crescimento de um negócio. Isso porque a internet tem revolucionado a forma como as empresas e os clientes interagem.


Essa mudança no sistema de comunicação deve ser alinhada com o mercado atual. Só por meio do estudo desse novo universo, é que estratégias eficientes podem ser desenvolvidas e aplicadas.

Portanto, esse post vai te informar tudo sobre o marketing de inovação.

Conheça mais da sua importância e como ele pode ser a chave que faltava para alavancar seu negócio. Vamos lá.


O novo consumidor e as estratégias de inovação



Com o universo online, o perfil do cliente que se conhecia bem antes, muda. Agora tem-se um consumidor muito mais exigente e informado.

O sistema hierárquico sofre uma horizontalização, fazendo com que os usuários se tornem parceiros das empresas.


Isso pode ser um ponto positivo ou não. Tudo vai depender da forma como as companhias se comunicam com esses clientes.

É aí que entra a importância da inovação. Você como dono de um negócio precisa chamar atenção dos usuários.


Além disso, é necessário que esses últimos sejam ouvidos. Isso dá a sensação de que eles fazem parte da sua marca e que você se preocupa com suas opiniões.

Isso é fundamental para um bom crescimento dentro da internet.


Criar metodologias que permitam que esses pontos sejam colocados em prática, pode ser um desafio. No entanto, ignorá-los não é uma boa ideia.

O marketing de inovação traz as ferramentas necessárias para isso.

Seja por meio de canais de atendimento ou através de ferramentas de automação, ele consegue realocar seu empreendimento na trajetória certa.


Assim, concorrência de mercado e clientes exigentes não serão um problema.

Desse modo, esse setor de inovação requer investimento. As estratégias aqui são das mais variadas, tendo cada uma delas a sua importância. Conheça algumas delas.


· Alterações no visual da marca/empresa;

· Análises de mercado;

· Estudo aprofundado do comportamento do consumidor;

· Análise de indicadores e métricas.


Essas últimas em especial devem ser as grandes amigas de qualquer empreendedor. Elas ajudam a verificar a eficiência de determinada estratégia. Assim, não se perde dinheiro em algo que não surte o efeito desejado.


Como funciona o marketing de inovação?



O primeiro passo é estudar bem o seu ramo de atuação e definir os seus indicadores de análise. Em seguida, o foco é o cliente, então desenvolva ferramentas que serão úteis para ele.

Um exemplo é disponibilizar produtos de qualidade de forma gratuita, como um conteúdo sobre determinado tema dentro do seu setor. Pode parecer meio estranho, mas ao distribuir um material, você chama atenção do usuário.


É uma das formas mais comuns de aplicar o marketing de inovação.

O consumidor vai querer saber mais sobre o seu negócio e quando for realizar uma compra, lembrará o quão interessante foi o contato entre vocês.


Outra dica prática é a criação de cupons fidelidade que resultam em posteriores descontos. O cliente vai ficar tentado a sempre adquirir produtos da sua empresa, já que ele tem benefícios se assim o fizer.


Você também pode buscar ajuda de uma companhia especializada nesse tipo de marketing. A depender da sua disponibilidade financeira, pode valer muito a pena esse investimento.

Uma alternativa muito interessante é combinar o seu estabelecimento físico com o virtual. Comunique seus parceiros sobre produtos ou serviços novos. É uma ótima forma de alavancar as duas vertentes do negócio.


Por último, o estudo é a melhor ferramenta. Conheça todos os pontos do seu empreendimento. Lembre-se que seu cliente é seu amigo e ele pode te ajudar nessa tarefa.

Hoje em dia é muito difícil qualquer empresa se manter no mercado sem utilizar o marketing de inovação.

Por isso, não perca tempo e comece a se familiarizar com ele. Se não sabe como começar, conheça agora uma agência chamada RINO ROXO que é especializada em marketing de inovação.



26 visualizações